terça-feira, janeiro 11, 2011

Analógico vs Digital


Quando era mais novo (e agora também) adorava fotografia e ainda mais quando era tempo de ir ao sr. da loja das fotografias revelá-las, para ver como ficavam, se estragadas, desfocadas, se ficavam bem ou mal. Como era um puto traquina, por vezes assim só naquela do porque sim, abria o compartimento do rolo e como é óbvio, o rolo e as supostas fotografias ficavam estragadas, dando direito aos meus pais armarem-se em autênticos Macgyver´s e construírem uma forca, feita com um palito e um elástico.

A idade avançou (algumas asneiras ficavam) e percebi que as fotos (umas mais que outras) eram coisas pessoais e que só era para algumas pessoas, ficava meio desconfortável, quando tinha de ir a uma loja de fotografias e revelá-las, porque me parecia que estavam a invadir uma coisa valiosa.
Podíamos fazer isso em casa? Claro, mas os produtos químicos mal manuseados dá em porcaria - há uns anos valentes aprendi a revelar fotos =))) Mais valia pagar e/ou comprar uma polaroid. O filme "One Hour Photo" conta isso na perfeição. E digamos que ver aquelas fotos antigas a preto e branco dá mais azo a tentar perceber o que naquele tempo eles faziam e estavam a pensar, até o cheiro é diferente.

O digital digamos que foi uma tecnologia para preguiçosos, porque é tudo automático, tudo é instantâneo, se está mal apaga-se e tira-se outra. A excitação não é a mesma que o analógico mas existe. E como em quase tudo o digital apareceu com a guerra e dai foi um saltinho para o comum mortal. Não sei se o Sr. Daguerre deu várias voltas na campa ou não mas que é mais prático lá isso é (até é mais fácil depois publicá-las em redes sociais) .
Olhó passarinho!!!!

2 comentários:

Gema disse...

Adoro as polaroids e rendi-me ás digitais como é óbvio... mas por acaso tb tenho saudades de qd ficavamos á espera para ver o resultado das fotos que tiravamos :P

Cat disse...

Sou eternamente rendida ao analógico. Tenho uma digital que uso pouquissimo (género pra jantares de anos e coisas assim). Já a minha colecção de analógica que me chega quase toda via Ebay não pára de aumentar. Tenho um SLR analógica, uma polaroid liiiiinda e 3 lomos :)