terça-feira, dezembro 16, 2008

a educaçao


"Não há assunto tão velho que não possa ser dito algo de novo sobre ele."
Fiodor Dostoievski


Ele tinha razao, entao do que vou falar de velho ou de novo, nada mais nada menos do que a educaçao, nao nao, nao vai ser sobre a avaliacao dos professores,que teem uma avaliacao fodida mas que tambem nao querem ser avaliados parece me, tambem nao vou falar da ministra que faz tudo o que bem lhe apetece, e quer nao vivessemos nos numa tecnocracia/capitalismo sim nao vivemos em democracia(se este blog tivesse visibilidade politica tava lixado).
Vou falar nada mais nada menos do que uma "regra" da democracia,(que em todos os paises esta escondida numa gaveta fechada a sete chaves)a reforma, sim uma reforma do ensino vinha mesmo a calhar e porque?falo do curso de humanidades numa disciplina fulcral,ou uma das, o português, nao diria queimar os manuais para me compararem com hitler e a sua celebre queimada de livros mas talvez rasgar, "ele esta tolo diriam voces", "nao estou" diria eu.Simplesmente acabar com alguns poetas batidos como Camoes ou Pessoa sem tirar o merito que estes autores trouxeram á nossa historia e introduzir outros como : Mia couto, Alcada baptista (que morreu recentemente) Alexandre O'Neill,David Mourao-Ferreira,Vitorino Nemesio entre outros e deixar fernado pessoa (que nao se da na totalidade e que e um erro) descansar eis a minha deixar os 10 cantos dos lusiadas e os baroes assinalados na ocidental praia lusitana, e deixar entrar autores novos e de mais interesse para estimulo de algumas cabecinhas nao pensadoras e quem sabe mandar um mail com uma sugestao as autoridades (in)competentes

Um comentário:

Anônimo disse...

Sr. moço, concordo plenamente com a ideia de reformar a educação! Já à muito tempo que precisamos de uma "luvada de ar fresco" na educação. É preciso quebrar com o saudosismo inerente às obras de Camões ou de Pessoa. Precisamos de dar espaço para que a literatura evolua, não desfazendo as grandes obras da história.
Espero que a perspectiva de reforma não seja uma utopia, porque se não estou no curso errado e tenho uma mentalidade desadequada lol :\ ..
Bj0